Up Baby
Portuguese English Spanish
Cristina Fashion Brands
Posts Destaque

Três dicas sobre amamentação

Papo de Mãe16/08/2018

   Todos sabem dos benefícios e da importância da amamentação. Mas quem pensa que amamentar é simples, está enganado. Muitas mamães passam por dificuldades, o início pode ser doloroso e também confuso, pois tudo que é novo traz dúvidas e inseguranças.

 

   Neste mês aconteceu a semana mundial do aleitamento materno, que foi do dia 1 ao dia 07 de agosto. E pensando em ajudar quem está prestes a se tornar mamãe ou já é, separamos três dicas super legais de especialistas no assunto, compartilhadas pela rede IBFAN (REDE INTERNACIONAL EM DEFESA DO DIREITO DE AMAMENTAR) - organização que atua com o objetivo de coordenar os esforços de proteção ao aleitamento materno, compartilhando informações e aumentando a consciência mundial sobre a importância desse ato maravilhoso.

 

   Confira as dicas que vão te ajudar nesse momento especial:

 

1) Qual é a posição certa para amamentar?

   Quando o bebê pega o peito materno da maneira incorreta pode machucar os mamilos, por isso, é importante colocar o bebê na posição certa, o abdome do bebê deve estar encostando-se ao da mãe. A cabeça e o tronco do bebê devem estar alinhados e o queixo tocando o peito materno. A boca do bebê deve estar bem aberta (cobrindo quase toda a parte inferior à aréola), e o lábio inferior voltado para fora, com a língua acoplada ao peito.  

 

2) O que fazer para o leite produzido em excesso não “empedrar”?

   Uma das principais causas de o leite empedrar pode ser o excesso de produção. Muitas mulheres optam por retirar o leite com a bombinha, mas a IBFAN não recomenda, pois quanto mais se tira o leite, mais ele é produzido. Então, o recomendado é que a mãe faça uma massagem em volta da região da auréola, para evitar a dor, apoiando a mama em uma das mãos e realizando movimentos circulares com a outra. Também não é recomendado o uso de sutiãs de amamentação, pois eles podem “trancar” a saída do leite.

 

3) O que fazer para evitar machucados no peito?

   As fissuras no peito materno geralmente são provocadas por um ou mais fatores que podem ser evitados, dentre eles estão: a posição inadequada da criança; a “pega” ao peito de forma inadequada; oferecer o peito muito cheio (pois a criança pode não conseguir pegar corretamente a aréola, e acabar pegando apenas o mamilo); o uso inadequado de bomba de extração de leite; interrupção abrupta da sucção e uso de produtos químicos sob os mamilos (que precisam ser removidos antes de cada mamada, pois deixam a região sensível). Caso você não consiga evitar algum dos fatores acima e acabem aparecendo machucados, fique tranquila, pois o próprio leite materno já é ótimo para a cicatrização.

 

   Lembrando que é fundamental realizar o acompanhamento com seu médico, pois ele terá o conhecimento necessário para te acompanhar e auxiliar neste momento importante de mãe para filho.

   E você? Tem alguma dica ou comentário sobre a amamentação que queira compartilhar? Conta pra gente nos comentários. :)

 

Fonte: http://www.ibfan.org.br/site/noticias/amamentacao-real-especialistas-tiram-duvidas-sobre-o-aleitamento-materno.html

Compartilhe: